top of page
Buscar

UniSafety representa o Brasil em Paris nas discussões das Normas ISO 12100 e ISO 20607 para segurança de máquinas

Foto do escritor: Assessoria UniSafety SoluçõesAssessoria UniSafety Soluções

A UniSafety marcou presença em Paris, participando ativamente das discussões sobre as normas internacionais de segurança de máquinas, ISO 12100 e ISO 20607. Guilherme Neto, diretor técnico da UniSafety e membro do corpo técnico da ABNT, representou o Brasil nesse importante fórum global. Uma reunião do Comitê Técnico 199, Grupo de Trabalho 5, da ISO, realizada em Paris nos dias 30 de setembro, 1º e 2 de outubro. O evento, organizado pelo Ministério do Trabalho da França, reuniu profissionais de segurança de máquinas de diversos países, incluindo Itália, França, Estados Unidos, Japão, Dinamarca, Suécia, Inglaterra e muitos outros.


Durante os três dias de reunião, foram abordados três temas principais: os requisitos para acesso e controle remoto de máquinas via web, a integração de novos requisitos à norma ISO 12100 e questões relacionadas ao acesso de corpo inteiro em máquinas e proteções de sistemas de transmissão de potência.


Avanços nas Normas ISO 12100 e ISO 20607: acesso remoto e integração de requisitos


No primeiro dia de reunião, os avanços foram significativos, especialmente em temas como os requisitos para acesso e controle remoto de máquinas via web. Segundo Guilherme Neto, “Contamos com a colaboração valiosa de uma especialista dos EUA, que trouxe contribuições fundamentais para a definição desses requisitos. Além disso, as preocupações sobre a adaptação da norma à realidade brasileira foram bem atendidas”. 


No segundo dia, as discussões focaram na integração dos novos requisitos de acesso remoto à ISO 12100. O comitê decidiu que, por ser uma norma abrangente, ela deve ser classificada como tipo A. “Algumas alterações maiores ainda são possíveis, quem estava liderando essa discussão foi o pessoal da Dinamarca, então eles vão propor essa alteração com a inclusão dos novos requisitos”, explicou Neto.


No último dia, temas como o acesso de corpo inteiro em máquinas e proteções de sistemas de transmissão de potência foram debatidos. A reunião foi marcada por muito aprendizado, troca de experiências e conexões internacionais.


Confira AQUI Guilherme Neto falando sobre a colaboração essencial dos representantes da Dinamarca e as expectativas para a finalização da ISO 12100 em 2025. Seguimos avançando na segurança de máquinas, sempre em busca de um futuro mais seguro e eficiente para máquinas e equipamentos. “É um orgulho representar o Brasil, a ABNT e a UniSafety em um trabalho tão importante internacionalmente. Já estamos preparando o treinamento com essas atualizações para o time da UniSafety”.


A próxima reunião da ISO acontecerá em maio de 2025, em Boston, nos Estados Unidos! Acompanhe as redes sociais da UniSafety e fique por dentro.


 
 
 

Comments


Ícone WhatsApp
bottom of page