top of page
Buscar

44ª Reunião da ISO 12100: UniSafety representa o Brasil na atualização de normas globais de segurança de máquinas

  • Foto do escritor: Assessoria UniSafety Soluções
    Assessoria UniSafety Soluções
  • 30 de jun.
  • 2 min de leitura

Entre os dias 30 de junho e 2 de julho, a UniSafety participa da 44ª Reunião da ISO 12100, que acontece na cidade de Porto, em Portugal, reunindo especialistas do Comitê Técnico ISO/TC 199 – Segurança de Máquinas, Grupo de Trabalho 5, responsável pela norma “Princípios Gerais para Projeto de Máquina e Apreciação de Riscos”.


Essa etapa tem como prioridade a conclusão da análise de quase mil comentários recebidos na fase de rascunho (“Draft”) da ISO 12100, com o objetivo de submeter o texto atualizado para nova votação pelos países membros da ISO. Se aprovada, a norma avançará para a fase de rascunho final (“Final Draft”), na qual já não serão aceitos novos comentários.


Segurança de máquinas e normas globais


Além da ISO 12100, a agenda prevê o tratamento dos 280 comentários sobre a ISO 20607, norma dedicada a manuais de instruções focados em segurança de máquinas. O Brasil contribuiu com quatro comentários estratégicos, enfatizando aspectos como risco aceitável, critérios de exclusão de defeito e confiabilidade dos sistemas de segurança ao longo do ciclo de vida da máquina.


“A participação do Brasil tem sido muito relevante, principalmente na defesa de critérios que garantam a manutenção do risco aceitável ao longo do tempo de operação da máquina”, explica o engenheiro Guilherme Neto, sócio-diretor da UniSafety. “Estamos comprometidos em levar uma visão técnica e fundamentada, que reflita as necessidades da nossa indústria”, completa.


Desde 2023, esta é a oitava reunião internacional que conta com a participação da UniSafety, reforçando o compromisso em representar o Brasil, o Paraná e o setor com conhecimento técnico, visão crítica e responsabilidade. A UniSafety é hoje a única assessoria NR-12 do Brasil a ter um membro ativo contribuindo diretamente com o processo de revisão das normas ISO.


Os trabalhos se estendem até 2 de julho, incluindo a definição da próxima reunião que deve finalizar o processo de revisão da ISO 12100. “A expectativa é finalizar a fase de rascunho e dar mais um passo decisivo rumo a uma norma que impacta diretamente a segurança e a confiabilidade de máquinas no mundo todo”, destaca o engenheiro.


 
 
 

Comments


Ícone WhatsApp
bottom of page